A forma mais gay de preparar arroz que alguma vez já viram!

Então, a pedido da gnoveva, heis como preparamos o arroz pó sushi da posta ali mais abaixo. Antes de mais, é um processo moroso e um bocado chato..


Arroz:

 

- 300gramas de arroz japonês (grão curto)

- 330ml de água


Molho de vinagre: 

 

- vinagre [doce] de arroz

- 2 colheres de sopa de açúcar [se o vinagre for doce, o açúcar não é necessário]

- 1/2 colher de chá de sal

 

Primeiro a parte mais chata: lavar o arroz, com a ajuda de uma taça e um escorredor, até que a água da lavagem fique límpida..isto implica esfregar o arroz e estar constantemente a mudar a água, é uma autêntica seca :P

 

Depois da lavagem, deixar repousar no escorredor durante meia-hora [nós não deixamos porque não havia tempo para tantos luxos lol]..

 

Depois é espetar com o arroz numa panela de fundo pesado [a panela que nós usamos era normalissima], com os 330ml de água. Tapa-la bem, deixar levantar fervura em lume médio, e deixar o arroz cozer durante 3 a 5 minutos.

Não devemos destapar a panela durante o processo [nós resistimos sempre à tentação].

 

Depois desses 3-5mn, é baixar o lume e deixa-lo cozer durante mais 8 ou 10 mn e apagar. Deixa-lo repousar tapado durante mais 10mn..

 

Depois aquece-se os ingredientes (vinagre, açúcar e sal) para o molho de vinagre, numa caçarola que não seja de alumínio. Se usarem vinagre doce [nós usamos], não juntem o açúcar. Este molho não é para deixar ferver, assim que estiver quente e o sal e o açúcar estiverem dissolvidos é apagar o lume e deixar o molho arrefecer.

 

Depois vamos buscar o arroz e metemos com ele numa saladeira ou numa tigela de madeira [nós metemos num pirex lol] e verter um pouco do molho de vinagre por cima do arroz com a ajuda de uma espátula.

 

Depois espalhamos o arroz uniformemente pela tigela e juntamos mais um pouco do molho de vinagre, que ajuda a separar os grãos.

 

Depois abanamos o arroz um bocado para arrefecer [nós usamos a tampa de um tupperware, mas o abanico das sardinhas também deve servir lol ou uma tampa dum tacho..], e continuar a molha-lo com o molho de vinagre até que ele comece a ganhar brilho e atingir a temperatura ambiente..depois disso está pronto a ser usado..entretanto passou-se uma hora lol

 

Bem, espero que tenham percebido a receita ^^ acho que no fundo, o segredo está em usar os produtos certos. Não foi a primeira vez que cozemos arroz à lá japonesa, mas foi a primeira vez que usamos os produtos certos e foi a primeira vez que ficou bom. Da outra vez ficou um desastre lol

2 de Fevereiro de 2007, às 03:07link do post comentar