Cozido à portuguesa!

(acertaram todas lol)

ok, é de longe o meu prato favorito, já o marido, numa escala de 1 a 10, dá-lhe 7 ou 8 he he anyway, já que a minha mãe ia fazer, aproveitei para tirar a receita tal e qual como fiz com as lulas (se bem que não faço planos de reproduzi-la mais tarde lol)

não é propriamente dito um prato para duas pessoas, portanto, a minha mãezinha só o faz quando tem a maralha toda reunida em casa.

é relativamente fácil de preparar, mas leva o seu tempo..

ingredientes:
(para 6 pessoas)

- 1,5kg de repolho (ou couve ou whatever)
- 250gr cenouras
- 6 batatas brancas
- 6 batatas-doces *
- azeite

enchidos
(cerca de 0,5kg)
- molhe
- morcela
- chouriça

carnes (*)
(cerca de 1kg)
- toucinho
- carne de porco limpa
- carne de porco com osso



* encontrar batata-doce decente não é tarefa fácil. normalmente procuro sempre no comércio tradicional, pois as que se vendem nos super e hiper mercados, de doces não têm nada..salvo se sejam de agricultura biológica, mas mesmo assim...
dicas para comprar batatas doces decentes (docinhas e amarelinhas): pequenas, com formas estranhas e quanto mais roxas, melhor.

* existem talhos que já têm estes tipos de carne salgadas, próprias para o efeito, se não, temos que comprar a carne e deixa-la na salga durante uns dias..

preparação:

coze-se as carnes numa panela de pressão durante cerca de 15-20mn. podemos juntar um bocado de chouriça para dar melhor gosto ao caldo.



prepara-se a couve, cortando-a aos bocados. descascam-se as batatas e as cenouras e corta-se grosseiramente. idem para a chouriça e morcela


num tacho grande coloca-se uma camada de couve, depois colocam-se os enchidos juntamente com as batatas e as cenouras e termina-se com mais uma camada de couve. rega-se com um fio de azeite, tapa-se a panela, e vai a cozer em lume brando.



entretanto, as carnes já estão cozidas. tira-se da panela para uma travessa, desossa-se e parte-se aos bocados, se necessário.


cerca de meia-hora depois de se ter posto a panela da couve ao lume, chama-se o homem da casa (ou a mulher, se esta tiver mais força que o homem lol) para virar as couves. isto consiste em pegar no tacho e dar a volta ao conteúdo para misturar aquilo tudo. depois junta-se as carnes e rega-se com um bocado do caldo onde as carnes cozeram.

depois deixa-se cozer durante mais meia-hora em lume brando.

à partida não é necessário usar sal, porque as carnes são salgadas, mas no final pode-se provar para ver se é preciso rectificar o sal


bom apetite!

5 de Fevereiro de 2008, às 17:18link do post comentar