Experiências na cozinha

hoje fizemos o nosso primeiro prato vegetariano bem sucedido!

moussaka vegetariana!
(...ou qualquer coisa parecida)

a dica veio do pingo doce. costumamos trazer aqueles folhetos com receitas e achamos que a de moussaka (atenção, é um pdf) tinha bom aspecto.
como eu ando com umas certas dificuldades em comer carne, decidimos substituir a carne picada por soja granulada, e fazer aquele molho um bocadinho mais substancial, tipo bolonhesa!

acabamos por cagar pra receita fazer aquilo tudo a olho. nunca tinha usado soja para fazer fosse o que fosse (rebentos não contam), e apesar de não me ter ajeitado nas quantidades (hidratei soja a mais), a coisa correu relativamente bem.
depois o resto já se sabe, refogado com mais cebola menos cebola, mais tomate, menos tomate, a juntar pimento, cogumelos, cenoura que não constava na lista e especiarias...mas da próxima, meia malagueta chega, que fiquei com a boca a arder e bebi meio litro de agua ao jantar :P

depois da bolonhesa pronta, fatiei e grelhei ao de leve duas beringelas, enquanto o marido fez o molho bechamel. montamos aquilo às camadas, e no fim vá queijo para cima!
(no fundo é uma receita lacto-vegetariana, já que leva leite, tanto no bechamel, como no queijo..)

meia hora de forno a 160º depois, tava pronta!
o resultado assemelhou-se mais a uma lasanha que outra coisa qualquer.
o molho bolonhesa com soja fica porreiro, quase que não se nota a diferença, e a beringela a substituir a pasta também funciona bem.

a repetir!

12 de Outubro de 2009, às 01:11link do post comentar