Porque vida não são só sites...

...hoje estive de volta duma cena diferente do habitual.
decidimos experimentar fazer um áudio captcha para um projecto em que estamos a trabalhar e já que ninguém se chegou à frente para dar a voz ao manifesto, eu voluntariei-me! sotaque incluído lol

a tarefa era simples: consistia em gravar o alfabeto e os números de 0 a 9, e depois partir aquilo em ficheiros separados, de modo a que as letras pudessem ser conjugadas aleatoriamente.

para fazer isto não precisei de equipamento especial de corrida nenhum. o iphone serviu perfeitamente para a ocasião. usei uma app nativa chamada dictaphone, que grava som de uma forma muito simples e com uma qualidade bastante aceitável. nem micro foi preciso he he

então peguei em mim e no iphone e fechei-me numa sala onde pudesse ter privacidade e silêncio, treinei um bocado a entoação das letras e gravei o alfabeto e os números cinco vezes. depois foi só sacar o ficheiro de som para dentro do pc.

para trabalhar o som, usei o audacity, um programita opensource de edição de áudio muito simples, que serviu perfeitamente para o serviço. havia alguns 7 anos que não tocava neste tipo de software, desde os tempos do curso.. mas este em questão é tão simples que não precisei de muito tempo para lhe apanhar o jeito :)

limpei os ruídos da faixa, corrigi o volume do som, e toca de fazer copy/paste das letras e números para dentro de ficheiros separados. 
no fim, abri aquilo tudo, escolhi as faixas que soavam melhor e exportei para mp3. easy peasy

à parte de uma ou outra letra onde a minha entoação falhou um bocadito, e tendo em conta a produção quase artesanal, aquilo ficou muito bom!!
fiquei mesmo satisfeita com o resultado \m/

8 de Maio de 2010, às 01:52link do post comentar