Lontras @ Fluviário de Mora

há uns dias atrás apanhei na fugas que tinham nascido três lontras no fluviário de mora. ora nós, fãs supremos de mustelídeos que somos, ficamos logo em pulgas para ir vê-las ao vivo e a cores, e de preferência, ainda pequenitas!

 

então hoje foi o dia escolhido. fizemo-nos à estrada por volta do meio-dia e às duas da tarde estávamos lá, prontos para a visita. demos duas voltas completas ao fluviário. vimos peixes de vários tamanhos e nacionalidades, repteis e anfíbios, mas de lontras, nada.. as marotas tavam recolhidas ao ninho.. se forem parecidas aos furões passam uma *boa* parte do dia a dormir e só estão activas à tardinha..
 

oh!

 

depois de muito tempo com o nariz colado a um aquário vazio e prestes a desistir, eis que dois bichinhos peludos saltam da toca.. a espera valeu a pena!

 

destas ainda nunca tinha visto ao vivo. são *tão* ágeis, deslocam-se com uma fluidez incrível tanto dentro como fora de água, nadam rápido que se fartam e.. fazem o "submarino" :')

lontras

as crias são mesmo muito fofas. apesar de ainda não se atreverem a deixar as redondezas do ninho para se irem enfiar na água, enquanto estiveram acordadas encheram a barriga de brincar, andavam sempre engalfinhadas umas nas outras, e encostavam-se ao vidro, curiosas com o reboliço dos visitantes. too cute!!!

 

fiquei desiludida por não ter visto nenhuma lampreia (peixe carinhosamente apelidado -por nós- de "olho-do-cú com dentes"). é que eles têm lá uns painéis informativos sobre a espécie e gostava de ter apanhado uma colada ao vidro do aquário he he he

 

o fluviário está actualmente em obras de expansão e o lago estava um bocado desfalcado. estão a construir um lontrário enorme e vão fazer do actual um aquário para peixes de grandes dimensões. vamos ficar atentos, porque quando as obras terminarem, voltaremos para ver as novidades. 

 

e pode ser que até lá arranjem outra lampreia :D

 

fotos no sítio do costume, e em extended version no meo kanal (botão verde + 469077)