Andanças e faianças!

tudo começou com a seguinte sequência de eventos:

 

validade do buttermilk quase a expirar > decidir fazer um bolo (que não há muito mais que se possa fazer com aquilo) > procurar receitas > ver fotos de bolos > encontrar num blog de culinária uma foto de loiça de cozinha linda > procurar pela marca da loiça e ficar surpreendida > ver catálogo online > querer conhecer marca in loco > fazer planos para o fim de semana...

 

...e foi assim que ontem fomos parar às caldas da rainha!

 

mas antes, tenho que deixar registado que estou abismada com a quantidade de coisas que se consegue fazer num dia quando se acorda cedo. é impressionante!

 

acordei às oito e meia da manhã - coisa que já vem sendo hábito desde há uns tempos para cá, e que francamente, estou a gostar imenso - e saímos de casa uma hora mais tarde. tomámos o pequeno-almoço no sitio do costume, larguei umas calças na costureira para me ajustar as bainhas, fomos ao mercado fazer as compras da semana, voltámos a casa para arrumar o carregamento. pegámos no carro e fomos buscar material eléctrico pro homem fazer uns tweaks ali na cozinha, fomos a lisboa à pollux cuscar as formas para bolos e mais qualquer coisinha, passámos na h&m do chiado a ver se encontrava uns boyfriend jeans do meu número, comemos uns temakis no noori e recolhemos à base.

 

cansados?

eu estou muahahah

 

voltámos a sair de casa por volta das três, rumo às caldas. 

 

no programa estava uma visita à loja da fábrica das faianças bordallo pinheiro para ir conhecer a tal loiça da fotografia. se podia ter procurado uma loja perto de casa que a vendesse? podia, mas achei que a curiosidade morria bem era na fonte :)

 

não foi difícil dar com a loja, que está assinalada quando se entra na cidade. entrámos e dirigimo-nos logo à parte decorativa para ir curtir os mariscos e os animaizinhos de loiça (ou melhor, faiança). quando vi os preços até engoli em seco, mas eu estava ali para ver, não para comprar he he

 

dei por mim a reconhecer elementos decorativos que já tinha visto em casa de muita gente e achei piada. estava no reino do kitsch

 

quando passámos à parte dos serviços é que me deu uma coisa má.. isto porque para mim, bordallo pinheiro era significado de loiça em forma de lombardo e lagostas decorativas.. mas o que estava perante mim um mundo de peças giras e.. diferentes!

 

ou não tivesse sido para testemunhar isto que fui de propósito às caldas :D

 

a loiça é de facto lindíssima, divertida e com cores e formas adoráveis, inspira um certo romantismo rústico. não era capaz de usar aquele tipo de loiça exclusivamente - até porque dá pena - mas naquele momento consegui simpatizar com as pessoas que têm pratos e serviços nas estantes como decoração. diabo, até a mim me apeteceu!

 

depois vi os preços dos serviços e fiquei sem palavas.. julguei que fosse muito mais caro, à semelhança das peças decorativas. não sei se é por ser a loja da fábrica, mas achei a loiça barata.. e pronto, já não tinha desculpa sair dali de mãos a abanar!

in ♥ 
terminada a visita às faianças, e uma vez que estávamos nas caldas, quis abastecer-me de beijinhos e cavacas. siga pro centro.. que por acaso é logo ali ao lado. 

demos umas voltas pelas ruas, espreitámos as lojas de recuerdos, lanchámos, e depois apercebi-me que não tinha tirado nenhuma foto à loja e quis voltar, que gosto de deixar estas coisas registadas.

 

deixámos as caldas rumo à última paragem do dia: peniche!

 

havia já algum tempo que não íamos práquelas bandas, e como ficava de caminho, achei que era o sitio perfeito para irmos jantar. só tive pena de não termos conseguido chegar lá antes de anoitecer, para dar a voltinha de reconhecimento.. então ficamos a descansar um bocadinho no cabo carvoeiro, enquanto a fome não chegava.

 

jantámos no popular, um restaurante que já conhecíamos, embora desta vez não tenhamos ficado impressionados com a nossa escolha: espetada mista de peixe e lulas.. bummer, da próxima pede-se outra coisa, tipo um sarguinho grelhado com batata assada no forno  :)''

 

chegámos a casa por volta das onze da noite, estava completamente estoirada!

mesmo assim ainda consegui ver um episódio de TBBT antes de cair pro lado :D

 

posto isto.. jazus, o tempo precioso da minha vida que tenho andado a perder por acordar tarde ao fim-de-semana, bah!

 

(e porque a cozinha está um caos com as invenções do marido, hoje não se fez o bolo.. meh)