Assim já vale a pena!

fomos ao mercado comprar fruta… e voltamos carregados com meio quilo de percebes e um pãozito alentejano!

andava a dar a volta de reconhecimento quando topei a montanha de percebes que o tipo do marisco tinha na banca dele.. aproximei-me fiquei hipnotizada!
tinham um ar *tão* delicioso que eu não conseguia afastar-me da bancada, já a salivar por tudo quanto era glândula. para me tirar dali, marido teve que pedir ao tipo para meter duas mãos cheias deles num saco.
 
percebes

é coisa que nunca tinha preparado, então tive que fazer o telefonema da praxe à mãe, para ela me explicar o processo de cozedura dos bixos.

não tem nada que saber: um tacho de água a ferver, sal, joga-los lá para dentro, deixa-los cozer durante 1 minuto depois de levantar fervura. apagar e deixar repousar um bocadito. feito!

DSC_0120   

 

um bocadinho mais de sal na água não lhes tinha feito mal nenhum, mas mesmo assim tavam bem saborosos, fresquinhos e ainda a saber a maresia :D'

 

haver percebes à venda no mercado são muito boas noticias para nós, que somos malucos por este marisco. é que entre comprar a 18€/kg e coze-los em casa ou ir a uma marisqueira e pagar a 40€/kg nem se pensa duas vezes!

 

...e por falar em mercado, hoje aproveitamos para ir conhecer os outros que existem aqui nas redondezas, na cova da piedade e no cristo rei (chamam-lhe torcatas).. e ficamos bastante satisfeitos por ver que aquele onde vamos é o melhor dos três :D

24 de Março de 2012, às 19:53link do post comentar