Memórias de umas memórias!

o meu mac actual não veio guarnecido com RAM suficiente para aguentar com psd's gigantes, edições de vídeo ou fotos em RAW.. vai daí, comecei a melgar o hóme por "MOAR RAM", para ver se o gajo não se arrasta tanto cada vez que quero abusar dele..

para me ver calada, fez-me a vontade :D

quando se fala em RAM, há sempre uma loja que vem à baila (e da qual já somos clientes há alguns anos): a crucial.
escolhidos os módulos, o hóme iniciou o processo de compra, mas deparou-se com um problema no mínimo, estranho: não conseguia editar os dados de envio da conta dele. 
como não estava para se chatear, mandou vir os mesmos módulos, da mesma loja, mas através da amazon, que por sinal até ficavam mais baratos por causa dos portes.

 

o processo pela amazon correu bem, como de costume. os módulos chegaram dias depois, foram instalados, e funcionavam às mil maravilhas. de repente o meu mac parecia ter ganhado uma nova vida e távamos todos felizes, todos contentes: eu que tinha agora 8GB de RAM, o marido que herdou a minha e passou de 2 a 4GB, a crucial que vendeu, e a amazon que também lucrou algum (esperemos).
 

eis que... dois meses mais tarde, o diabo do mac começa com uns chiliques marados. ao principio julgávamos que tivesse sido um update de sistema que correu mal, mas rapidamente nos apercebemos que o mais certo seria uma das memórias ter pifado. o software de diagnóstico de hardware da apple confirmou-nos as suspeitas. oh well, estas coisas acontecem, no big deal, estão na garantia era só pedir que as substituíssem..

 

a amazon foi o primeiro ponto de contacto, uma vez que a compra foi feita lá.. mas como já tinham passado 30 dias disseram que já não podiam fazer nada e que deviamos tratar do assunto directamente com a crucial.
mesmo assim, enviaram-nos um email de seguimento onde que mencionava o pedido de suporte e o comprovativo de compra.

 

posto isto, o marido contactou a crucial e expôs o assunto. eles responderam prontamente, pedindo os dados dos módulos (nº série, lote, etc) e a morada para envio. validaram os dados, emitiram um número de RMA, e uma etiqueta RSF para imprimir e colar num envelope para devolver os módulos (apesar de só um estar avariado, tinhamos que devolver o pack). 

 

..e assim se inicia o processo de devolução mais surreal de sempre!

 

Acto I  - CTT 

 

se existe sitio que tenho medo de ir é ao posto dos CTT aqui do quintal.. os funcionários que lá trabalham parecem ter ficado esquecidos no tempo.. é se vamos lá com qualquer coisa mais complicada do que comprar envelopes ou pagar um serviço qualquer, cai o carmo e a trindade..

 

mas como fica de caminho e não podíamos perder tempo por causa do RMA, fomos lá tentar a sorte..

 

a funcionaria que nos atendeu quase que se borrou quando ouviu o que estávamos ali para fazer. ah pois que nhénhénhé e nhénhénhé (e a fila a aumentar) e rebéubéu e o cacete, entretanto consulta a colega, que ainda mais assustada fica.. e dali não desatolava!
o marido ainda tentou explicar que já tinha feito uma devolução nos mesmos termos naquele mesmo posto, mas tipa não queria mesmo aceitar o envelope e só se desculpava com "pois isso gera sempre polémica".. ele às tantas perdeu a paciência "quer dizer, vocês são os ctt! se isto gera polémica, então melhor do que ninguém, deviam estar devidamente preparados para estas situações".. dito isto, pegámos em nós e fomos a um posto onde esperávamos encontrar funcionários mais competentes..

 

uma rápida visita aos ctt das picoas resolveu a coisa, sem stresses nenhuns.. e os módulos estavam novamente a caminho de onde vieram!

 

Acto II  - Crucial

 

três semanas depois, e com muitos are we there yet emails pelo caminho, a crucial lá acusou finalmente a recepção da devolução, e informou que ia dar inicio ao processo.

 

entretanto o tempo foi passando e nada de novidades na volta do correio.. 

 

na semana passada, o marido, já aborrecido com a espera (e a desesperar porque queria os meus 4GB de volta no mac dele), manda para lá um email a perguntar comé? cadê a minha RAM?.. ao que os gajos respondem, ah e tal, de facto recebemos, mas o RMA só era válido por 10 dias e demorou mais do que isso, como tal o nosso sistema cancelou-o automáticamente (WTF?!)... lamentamos imenso, e vamos já tratar do assunto!

 

pouco depois mandaram-lhe um email a informar que a devolução estava pronta. bem rápidos!

 

só que a história não morre por aqui.. é que a encomenda estava pronta a ser enviada (já tínha o tracking number e tudo), quando o marido repara que a morada está errada.. a tal que não se conseguia alterar pelo site, em vez da que tinha sido fornecida por email quando se iniciou o processo de devolução (isto porque associaram o endereço de email à conta que ele já lá tinha).
contactou rapidamente o suporte, desta vez por chat, para alertar o erro, e asseguraram-lhe que seria corrigido.

(entretanto, disseram-lhe também que não era possivel alterar a morada, para isso tinha que criar uma conta nova.. o que o deixou WTF'ed loll )

 

Acto III - UPS

 

no dia seguinte, quando vamos ver o paradeiro do pacote, ficamos perplexos por saber que já estava em lisboa.. mas guess what? continuava com o destinatário errado.. omg

 

valeu-nos o feriado, que interrompeu o processo de entrega, se não por aquela altura, quem sabe se não tinha já sido entregue a alguém que não nós..

 

na manhã seguinte, bem cedo, o marido telefona para a UPS a expôr a situação e ver se dava feito alguma coisa. informaram-lhe que não tinham recebido indicações sobre alterações à morada e que só o remetente é que podia fazer isso (por razões de segurança, entende-se). disseram-lhe também que só após uma entrega falhada é que podia ser o destinatário a alterar.. crap!

 

a ideia de que alguém se ia alambazar com a nossa RAM estava cada vez mais presente.. 

 

a seguir ao telefonema, o marido manda novo email para a crucial a dizer que a UPS ainda não tinha recebido qualquer notificação e ainda lhes fez o trabalho de casa, enviando os contactos da UPS em portugal. 

 

e eis que uma hora depois, a UPS telefona a comunicar que receberam as instruções da alteração de morada, mas que como a encomenda já estava com o estafeta, a entrega na nova morada só depois do fim-de-semana. finalmente aliviado, o marido pediu-lhes que retivessem a encomenda nas instalações que íamos lá ao fim do dia levantá-la pessoalmente.

 

entretanto a crucial desfez-se em mil desculpas... e de repente já dava para alterar a morada no perfil da conta... lol

 

às sete e meia da tarde metemos finalmente as mãos no pacote.. que vinha num estado *tão* lastimoso que tínhamos dúvidas que os módulos ainda estivessem bons.. felizmente, horas depois (e um teste rigoroso) estavam instalados e a bombar!

 

puff.. por uma falhazita de merda, a confusão que não meteu!
tamos fartos de mandar vir/devolver cenas pela net, mas ainda não nos tinha calhado uma cena tão caricata quanto esta :P

13 de Junho de 2012, às 01:23link do post comentar