Faith in the system...

não é novidade que vivemos num pais burocrático, disfuncional, desorganizado e colado com fita-cola, onde facilmente se parte do princípio que nada funciona realmente bem.. novidade é quando as coisas funcionam!

 

por exemplo. no mês passado o BES emitiu-me um cartão de débito novo. quando o recebi, a minha principal preocupação era actualizar a via verde, pois passo todos os dias pelas portagens da 25 de abril e não queria ter o semáforo e a sua companheira corneta a anunciar ao mundo que sou caloteira (been there, done that). além disso, aquela zona costuma estar minada de policias e não me apetecia ser mandada parar sem necessidade (já os vi serem caçados por esse motivo).

 

mas esqueci-me de fazer isso antes do fim do mês e no primeiro dia útil de dezembro pedi um milagre aos santinhos, que ao passar pela portagem acendesse o verde.... e não é que aconteceu mesmo?? muhahaha o sistema não deve estar actualizado w00t 

 

...mas não abusemos da sorte, pensei, à hora de almoço dou um saltinho até à loja da via verde para me explicarem como fazer a mudança que já não me lembro como é que aquilo é feito. mas da teoria à prática vai um longo caminho, e por acaso no dia seguinte, ao passar novamente pela portagem, o semáforo voltou a acender o verde. damn, i must be on a roll!

 

nessa tarde tentei ir à loja mas a fila de pessoas com ar entediado desencorajou-me.. e no dia seguinte a mesma coisa. não tenho paciência para secas desnecessárias (até porque podia resolver o assunto por telefone) e o semáforo continuava ser amigo.. quando de repente, ocorreu-se-me um pensamento peregrino:

 

será que o banco tinha tratado do assunto por mim? seria possível uma entidade que tem como principal objectivo depenar os clientes, ter essa preocupação no serviço que presta?

 

depois de uma rápida consulta ao homebanking, o hóme confirmou-me que os movimentos da via verde tinham sido automaticamente migrados para o cartão novo... e também dá para fazer a associação ao identificador por lá, se for caso disso... zomg!