Fire in the hole!!

há umas noites atrás, por ocasião da segunda parte de um jantar de aniversário, vários comensais reuniram-se para degustar umas carnes exóticas ofertadas, entre outras iguarias que cada um ficou de levar para compor o banquete.

 

achei que era a oportunidade ideal para pôr em prática uma ideia que me andava a assediar há algum tempo: reproduzir os NACHOS do chilli's \m/

 

nachos grande era um dos meus pratos favoritos da ementa do chili's, íamos lá quase só por isso.. mas entretanto aquilo fechou e ficámos a salivar em seco, todos saudosos - até ao dia em que descobri que o jeronymo food&friends tinha açambarcado parte da ementa do chili's.. e o que é que lá havia?? NACHOS!!

tomámos aquilo de assalto, todos lambões. só que para nosso desencanto, aqueles nachos não chegavam nem aos calcanhares dos outros… faltavam alguns ingredientes-chave… e eu sabia perfeitamente quais eram, com as quantidades que comi, era impossível esquecer-me deles muhahaha

 

preparar aquilo não tem ciência nenhuma... dá é um "certo" trabalho!

 

a começar pela lista de compras: tortilla chips, pickled jalapeños, cheddar, refried chili beans (no idea como se traduz isto para tuga), alface iceberg, tomate, cebola, alho, coentros, sour cream, abacate, e limas.. puf, para um snack tão simples, o que praqui vai.. e a conta do supermercado? ouch!

 

a parte mais "chata" do processo é preparar o pico de gallo. é um dos componentes mais importantes e provavelmente o mais fácil de arruinar. pode não parecer, mas aquela mistura tem alguns segredos. por exemplo, nunca jamais em tempo algum substituir os coentros por salsa (não gosto nada de coentros mas só caí nessa asneira uma vez lol), não abusar da lima, e não skippar os temperos. also, deve repousar um bom bocado antes de ser usado. 

 

para o guacamole (não gosto, blergh) basta roubar um bocado do pico de gallo, juntar-lhe o abacate, e espapaçar aquilo tudo.

 

next, nachos assemble!!

despejar as tortilla chips para um prato refratário, cobri-las com cheddar ralado e pregar com aquilo no forno pré-aquecido durante uns 5-7 minutos - o tempo suficiente para o queijo derreter. depois é sacar o prato e guarnece-lo a gosto com feijão (previamente aquecido), alface, pico de gallo, e por fim, JALAPEÑOS!!!  (o guacamole e o sour cream podem ser servidos em cima da montanha, ou ao lado)

 

fire in the hole

 

there…fucking DELICIOUS, o snack perfeito para festarolas. a malta atirou-se a isto que nem leões :D

 

para uma primeira tentativa, tenho que a dizer que não saiu nada mau - mas then again, é muito difícil fazer asneira com isto lol
agora é ir aprefeiçoando a coisa e procurar dos ingredientes ideais, tipo as tortillas, podiam ser maiores e ter menos sal e o cheddar que usei solidificou demasiado rápido, tenho que experimentar outros ou mesmo tentar a sorte com molho de cheddar. we'll see!

 

facto curioso.. costumávamos achar que nachos tinham um preço um tanto ou quanto exagerado - 10€ por prato, mas depois de ter feito o equivalente a 2 pratos, tenho a dizer que é barato! pelas minhas contas gastei cerca de 17€ em ingredientes, fora a trabalheira e o tempo que perdi a construir aquela montanha - por isso, não, o preço no restaurante até é em conta :)

28 de Setembro de 2013, às 00:50link do post comentar