Isa vai ao ginásio: 3 meses!!!

3 meses. 33 treinos. 41 horas (sim, estou a manter registo) que passei a arfar feita maluca, em vez de ficar esparramada no sofá a ver tv ou lurking pela net YAY!!!

esta é a quarta tentativa de me "obrigar" a frequentar um ginásio. a primeira andei lá pouco mais de dois meses e falhava muitos dias, da segunda aguentei outros dois meses mas passava-se semanas que não metia lá os cotos, da terceira paguei a inscrição e a primeira mensalidade e nunca cheguei a calçar lá.

tinha, portanto, tudo para correr mal.. acontece que à conta dos post-mortems aos erros cometidos nas tentativas anteriores está a ser completamente diferente.

primeiro, porque tinha um objectivo realista. queres ter genica para caminhar na primavera? então precisas de manter o aparelho cardio-respiratório a bombar e fortalecer o core, para ficares menos cansada e sem dores musculares. é chato caminhar 20km, que nem é muito, e ficar para morrer depois disso. quero caminhar 20km e terminá-los fresca e com vontade de fazer mais 20 no dia seguinte.

segundo, porque meti um prazo na coisa: três meses! vais aguentar três meses. três meses tu consegues.

terceiro, porque obriguei-me a cumprir uma rotina. vais fazer o impossível para ires 3x por semana. não 1x, não 2x, não 4x, não 5x.. 3x! nem sequer pensas no assunto, pegas no equipamento e vais malhar, quer te apeteça ou não. 3x por semana, intervaladas, para dares descanso ao corpo e não teres desculpas. 

quarto, ter escolhido um ginásio tão perto que me desse peso na consciência pagar e não ir. e com um horário amigo dos meus horários. e barato, que só preciso das máquinas, dos pesos, e de um tapete.

quinto, diversificar os treinos para não me aborrecer da rotina. tenho uma rotina, é certo, 30 minutos de cardio, 30 minutos de força (musculação ou treino funcional ou uma mistura de ambos), e 15 minutos de aquecimento/alongamentos. mas rodo os equipamentos, e os exercícios, e a intensidade com que os pratico.

sexto, não me estou a medir nem a fotografar. been there, done that. uma das últimas tentativas que fiz para delapidar a pança, em 2010, foi sabotada por causa disso. após várias semanas sem notar uma única diferença, acabei por desistir e resignar-me que a banha estava confortavelmente instalada e não tencionava ir a lado algum.

eis atingi a meta dos três meses / três vezes, e estou deveras surpreendida pela minha persistência \m/

milagrosamente, tenho conseguido cumprir a rotina à risca. se por algum motivo há um dia que não posso ir, compenso no dia seguinte, mesmo que signifique ir dois dias seguidos. só há uma excepção, dou-me folga quando o benfas joga em casa
mas o melhor de tudo é que nem por isso precisei de obrigar-me muito. ir ao ginásio ao fim do dia passou a ser uma coisa que preciso, o corpo e a mente pedem-me aquilo, a ponto de ficar ansiosa pela hora. mesmo nos dias em que me sinto com menos energia insisto e vou à mesma. há ali um voodoo qualquer que acontece assim que me equipo (deve ser o feitiço da roupa de treino lol). e curioso que, os treinos que me dão mais gozo são os que termino toda assassinada!

três meses é pouco para ter resultados visíveis. não há muito para derreter, apenas para tonificar e isso leva tempo. o peso tem-se mantido estável, não noto mas o homem jura a pés juntos que a camada de banha da pança tá mais fina. não fiz grandes alterações à dieta habitual, se tanto troquei alguns ingredientes na sopa, reduzi as batatas-fritas ao mínimo, os queijos passaram a ser light e o pão integral (ancestral, pronto), e passo muito tempo sem sentir a doçura de um palmier, de um donut, ou de um waffle a derreter-se-me na minha língua :'(

...mas!!!

já não vomito um pulmão quando subo 3 ou 4 lances de escadas (7 ou 8 já é outra história), as alergias andam mais controladas (desde que ando no ginásio não tenho precisado de anti-histamínicos), a musculatura anda mais firme, a postura melhorou, e sinto mais energia e força (até as tarefas domésticas custam menos). ando curiosa com o colesterol mas ainda é cedo, não quero apanhar nenhuma desilusão.

agora, parte mais gira disto tudo é que é para continuar. os dois primeiros meses foram tenrinhos, mais para desenferrujar os músculos e os tendões e habituar o corpo ao exercício. só no ultimo mês é que comecei a introduzir os pesos no treino funcional, estabilizei os 10km/h na passadeira (com umas gazadas ocasionais a 11-12km/h para ele não ficar mal-habituado), e comecei a usar os programas mais malucos da elíptica, num nível respeitável. o treino ganhou logo outra dimensão, mais puxado, mais desafiante e muito mais gratificante. se conseguisse aguentar seis meses (um dos objectivos que tinha na ultima lista das 101 coisas e que desisti antes de começar) ficaria imensamente orgulhosa da minha própria pessoa.

e a primavera até aí a rebentar, e eu estou mortinha para ir testar a máquina pró monte :D

vemo-nos daqui a três meses. ou então, não! sabendo eu o que a casa gasta..

2 de Março de 2016, às 23:57link do post comentar