Salada de Bacalhau com grão e espinafres

esta receita foi inspirada num prato que o homem comeu à uns tempos num restaurante da moda, e que se tornou imediatamente um clássico cá em casa.

já é mais refeição que acompanhamento ou entrada. a quantidade de ingredientes a utilizar é um bocado a olho, e depende do número de pessoas que a refeição servir. para este exemplo, a dose dá para duas pessoas.

folhas de espinafre
lombos de bacalhau (pode ser qualquer parte, mas o lombo é mais fácil de lascar)
frasco de grão (porque sou demasiado comodista para demolhar o grão e acredito que vocês também são :D)
ovos
azeitonas pretas
azeite
vinagre balsâmico
pimenta moída no momento

cozer um lombo generoso (ou dois somíticos) de bacalhau e um ovo (ou dois, your choice). quando a cozedura terminar, lascar o bacalhau (com cuidado para não queimar os dedos), e fatiar ou cortar os ovos em quartos.

entretanto passo sempre o grão por água, faz-me impressão aquele liquido meio gelatinoso onde aquilo vem. para duas pessoas, meio frasco costuma ser suficiente.

numa taça, juntar o grão, o bacalhau, e as azeitonas a gosto. se não as comprarem descaroçadas e fatiadas, vão ter esse trabalho extra. temperar com azeite, vinagre, e pimenta moída (não costumo usar sal, mas suponho que seja opcional), e envolver tudo com muito cuidado para não desfazer as lascas de bacalhau.

se compraram espinafres em pacote, parabéns podem passar à etapa seguinte. se compraram um molhe, vão ter que lavar os bichos muito bem lavadinhos, e depois cortar as folhas pelo pé. a única desvantagem de comprá-los em sacos, já prontos a usar é que temos que gramar com os pés.. a preguiça é uma cena lixada lol

por fim, num prato fundo, fazer uma cama com as espinafres (crús, sim!!!), e botar a mistela por cima, mais os ovos. finalizar com mais azeite e vinagre se for necessário (fixe para temperar os espinafres).

salada de bacalhau

that's it!

16 de Agosto de 2017, às 13:46link do post comentar(2)