2 DOWN, 2 to go!!!
Março 29, 2020
vá, este era o assunto cabeludo menos chato - de resolver! porque até pode não ter roubado horas de sono, mas obrigou-nos a ter que voltar a aspirar a casa como uns selvagens, com o aspirador trambolho. e se esta coisa de ter dois gatinhos a largar pêlo e pedras por todo o lado, mais o nosso próprio pêlo, já produz uma quantidade diária de cotão que assusta, agora que estarmos 24/7 em casa, temos ter que aspirar quase todos os dias. é bué chato!
tão ao segundo dia de fevereiro - aquele que é por tradição o mês mais merdoso do ano (se bem que este ano estão todos a ser excepcionais no departamento do cocó), com uma tendência peculiar de ser um mês em que há sempre qualquer aparelho que se avaria - mandei o aspirador-robô aspirar a casa.
normalmente mando o robô aspirar quando não estou em casa, para não ouvi-lo. mas nesse domingo, *por acaso* estávamos em casa quando o meti a aspirar.
passados dois ou três minutos, começou a fazer um barulho esquisito.. parecia que estava a trabalhar em esforço, como se estivesse engasgado ou enrolado em qualquer coisa, o que não é de estranhar por causa dos gatos, que espalham tudo e mais alguma coisa pela casa, tipo elásticos de cabelo e outras porcarias que arranjam para brincar. o homem vai ao quarto (a doca do robô tá no quarto) ver o que se passa, e quando lá chega, queixa-se que tá alta pivete a queimado. desligou o robô com receio que aquilo ainda pegasse fogo, e teve que abrir a janela para arejar o quarto. quando ao robô, parecia estar tudo normal. passado uns minutos, voltou a ligá-lo, apenas para resultar no mesmo barulho e no mesmo cheiro a queimado. deve ter alguma presa nalguma roda ou assim, pensou o homem. e foi desmontar o bicho, para limpá-lo.
desmontar o robô, limpar as pecinhas todas e voltar a montar, ainda é coisa para dar um certo trabalho e demorar um par de horas... para descobrir, quando o ligou novamente, que continuava na mesma.. oh well..
ele acha que eu estou a exagerar quando digo que foi uma granda sorte estarmos em casa, porque se o robô começava a borrar-se todo e a cheirar a queimado praí com dois minutos de funcionamento, quem é que me garante que aquilo não se incendiava? consigo imaginar perfeitamente o cenário na minha cabeça, o robô em chamas, quando estivesse a aspirar debaixo da cama... 🔥🔥🔥 ok, provavelmente havia de parar antes de chegar a isso.. mas estavamos em fevereiro. e janeiro já tinha sido filhodaputa qb.
ora bem, o robô tem pouco mais de um ano, e apesar de trabalhar praticamente todos os dias, santa paciência - ainda é demasiado novo para ir conhecer o criador. ainda tem muitos km de casa para aspirar… a parte chata é que tendo sido comprado online, tínhamos que partir para o ping-pong com suporte, explicar o que se passa, esperar pela resposta, fazer as manobras de despiste que eles pedem (tipo, limpar o filtro, yada yada). mas o homem acelerou as coisas, quando à segunda interacção com o suporte, mandou um vídeo que demonstrava o problema na sua plenitude.
e porque ainda estava na garantia, o suporte mandou-o falar com o vendedor, para lhe mandar a peça suspeita de estar avariada - o motor. só que tal peça estava esgotada no vendedor (ie, na europa). então teve que vir da china… que estava em pleno surto epidémico do coronavirus. levou pouco mais de duas semanas a chegar cá, já estávamos nós em isolamento.
robô desmontado, motor novo instalado (é aquela pecinha que está entre os dedos do homem), robô montado... eis que chega a hora da verdade... liga... actualiza firmware (porque a nossa realidade agora é esta, ter que actualizar firmwares antes de podermos utilizar as coisas 😑)... inicia limpeza... e... e... ESTÁ A FUNCIONAR BEM, CRL!!!
o chão vai voltar a aparecer limpo apenas com um toque de um dedo YAY adoro o bicho, tava cheia de saudades dele 😍
bónus: o motor novo é um bocadinho mais silencioso!