Caldeirada!
Janeiro 18, 2005
No sábado fui matar saudades da etic.
O marido quis ir lá terminar um trabalho que tinha deixado pendente, e como eu tinha que ir para Lx de qualquer modo, porque tinha a inauguração de uma loja para fazer o registo fotográfico, fui com ele. Chegamos logo pela manhãzinha, umas nove e meia. Liguei o mac à rede e vá, ala que se faz tarde..Depois a coisa estava complicada e acabamos por ficar lá mais tempo do que devíamos, e já andava o segurança a querer fechar aquilo. O mesmo segurança que costumava ter sérios problemas para meter o ppl de lá para fora quando ficávamos lá até as tantas. Depois ele cagou praquilo e fomos almoçar ao Chimas, he he prato cheio. Ai...já tinhas saudadinhas de tudo daquilo lolll
Depois à tarde fomos lá à loja, estivemos a tirar as ditas fotos e a falar com o pessoal, e depois pelas cinco bazamos.
À noite a Vi (aka Madrinha Malvada) telefonou-me a dizer que estava por Almada e depois passou por cá com mais o boy dele e dois amigos. Ficou a conhecer aqui o place he he BTW, quando o ppl quiser vir cá crashar, o sofá é bastante confortável, especialmente a chaise longue he he
Ontem fomos a Azeitão city, pois faltavam uns documentos aqui p'um esquema, e acabamos por ficar lá até as onze da noite. Depois o marido montou aqui umas colunas que tinha lá todas xpto e agora temos alta sonzinho por aqui. Se passarem por Almada e verem uma maluca aos saltos na janela devo ser eu lolll
Hoje fomos à caça de gráficas para mandar fazer o trabalho que eu tenho estado a fazer. Ficamos com uma delas debaixo de olho, a ver se não nos desilude com os preços ^^
Depois fui ao Jumbo buscar umas coisinhas que estavam em falta. As promoções daqueles gajos deixam uma pessoa passada...acaba uma começa logo outra, é impossível não preferir ir lá. Já no outro dia trouxemos um carro bem cheiinho, e só lá ficou 70€quer dizer, e depois com a historia do cartão e dos descontos, ainda melhor!!
Foi a primeira vez que fui ao Jumbo sozinha, e ia tão distraída a pensar na vida, que não reparei bem por onde entrei, resultado, à saída não encontrava a merda do estacionamento, e estava carregada de sacos bem pesados *blargh*. E depois tinha o gasoleo nos cascos e tava com medo que o carro me tramasse, ma chegou bem à bomba ^^
Agora estou aqui a dar voltas à mioleira a ver se me lembro como se faz caldeirada de lulas. tenho aqui uma receita, mas não a estou a ver com bons olhos...às tantas lá terei que ligar à mãezinha..
Se ficar boa, logo deixo a receita he he
[edit: Caldeirada de Lulas ]
E não é que ficou uma maravilha :D''
Precisamos de:
(para duas pessoas)
- 400 gr de lulas limpas
- 4 batatas
- 1 cebola
- 1 pimento
- 1 tomate
- 1 lata de tomate pelado 250g
- vinho branco
- azeite
- 1 folha delLouro
- 1 raminho de salsa
- 1 cravinho
- colorau q.b.
- pimenta q.b.
- piri-piri q.b
Pré-preparação:
Lavar e cortar às rodelas as lulas limpas; descascar as batatas e cortar às rodelas, descascar a cebola e cortar em rodelas generosas; cortar o pimento em rodelas; cortar o tomate em pedaços pequenos.
Preparação:
Coloca-se um tacho ao lume, e cobre-se o fundo com azeite. Colocamos as cebolas, o pimento, e tomate, e uma folha de louro. Deixa-se refogar. Depois pica-se o tomate pelado, e junta-se ao refogado, juntamente com um pouco do molho da lata.
Junta-se as lulas ao refogado, rega-se com um pouco de vinho branco, e junta-se um pouco de água. Condimenta-se com o sal, pimenta, colorau, piri-piri, e pimenta, e coloca-se um cravinho e a salsa.
![]() | ![]() |
Depois das lulas já estarem cozidas, coloca-se as batatas às rodelas, e se necessário, junta-se mais água, mas atenção que isto pode parecer, mas não é uma sopa ^^ Tapa-se e deixa-se refogar até as batatas ficarem cozidas. Rectificar os condimentos se necessário.
![]() | ![]() |
Pode-se dizer que isto é um prato bastante fácil de fazer, é rápido, e não tem muito que saber, mas para ficar mesmo no ponto, à que ter em atenção, para não deixar as batatas cozerem demais, por isso, mal o garfo espete bem, é tirar logo do lume e servir, e não esquecer de rectificar o sabor do molho, para ver se precisa de mais (ou menos) sal, ou de outros ingredientes.
![]() |
Bem, foi a primeira vez na vida que fiz uma caldeirada, e saiu mesmo muito bem. A tachada era farta mas não sobrou nadinha, e ainda fizemos sopas no molhinho. O marido elogiou e eu servi-me umas 4 vezes. Impressive! Quem iria ficar impressionada era a minha mãezinha que nem em sonhos imaginaria que eu me tornasse numa cozinheira deste calibre lolll Qué que achas disto, hum, mãezinha? Na queres vir cá a casa? Eu faço o jantar! he he
Btw, já se deram ao luxo de comer em pratos pretos? Eu estava céptica, mas agora não uso outros he he