Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lost in wonderland

lost in wonderland

Isa vai à neve

Dezembro 03, 2008

composição: a neve

a neve é branca.
a neve é fofa.
a neve é leve.
a neve é divertida.
a neve é fria.
a neve parece espuma.
a neve parece farinha.
a neve parece açucar.
a neve parece sal.
a neve parece chantily.

eu gosto da neve!

se há duas semanas atrás me tivessem dito que ia riscar a tarefa 84 da minha listinha ainda este ano, não teria acreditado :)

mas é verdade!!!

sexta. porque queríamos aproveitar o fim-de-semana ao máximo e uma promoção no hotel escolhido, fomos na sexta à noite. os planos eram sair de casa às 8 da noite, mas essa foi a hora que chegamos..ora, arrumar e não arrumar a tralha, saímos já passavam das dez da noite... mas já estamos vacinados contra estes atrasos :P

tava a cair uma chuvada valente. a A1, que já de si é perigosa, com chuva é infernal. durante 30km conduzi com o coração nas mãos..não via a hora de mudar para a A23..
fiquei francamente impressionada com a estabilidade do cascas em piso molhado, nem parecia que estava a chover, eu é que custava a ver a estrada. e gostei de vê-lo a activar o ESP (nunca tinha visto) numa curva cheia de água, onde o carro ia dar de cú na certa... mas não, foi perfeito!

com duas paragens e um engano pelo meio (falhei a saída para a A23) chegamos ao hotel às duas da manhã..

sábado. saímos do hotel por volta das nove e meia da manhã, rumo à serra, que eu queria chegar lá em cima cedo.
tinha chovido bastante durante a tarde e a noite e era certo que havia neve com fartura.. até a gardunha estava pintada de branco!

mas pelos vistos havia era neve a mais, que à saída da covilhã, um painel avisava-nos que a estrada só estava aberta até às penhas da saúde. no problem, nós queríamos era ver neve, e penhas era suficiente.

à medida que iamos subindo, a paisagem começava a ficar cada vez mais branca e nós cada vez mais histéricos, com o que os nossos olhos viam.. mas aos 1200m de altura comecei a ver a "coisa" a andar para trás...ou melhor, a patinar!

a neve e gelo na estrada começaram a ser um problema para o carro..nunca tinha conduzido naquelas condições e não estava a conseguir que ele obedecesse às manobras, só patinava e derrapava.. começou-me logo a dar uns calafrios malinos, a pensar que já não saía dali. às tantas, desliguei-lhe o ESP e com muita calma lá consegui continuar..é como o marido diz, tenho que aprender a ser mais calma nesta alturas :P
entretanto, passa a GNR e diz à malta que dê meia volta ao cavalo e voltar para trás.. mas os carros que iam à minha frente continuaram e eu também..

passamos os 1400m de altura e começa o nevoeiro. um pouco mais acima, já nas penhas, as condições não eram as melhores. os carros por lá estacionados estavam cobertos de neve até às orelhas e eu dei graças por não ter apanhado vaga no hotel. tinha nevado à força toda!

então decidimos parar, equipar-nos com a roupa própria que tinhamos comprado para o efeito havia dois anos :P, e atirar-nos à neve. fofa, fofinhaaaa, já nem me lembrava de como ela era hi hi e às tantas começa a nevar..oh joy.. lindo... absolutamente lindooooo!!!
nunca tinha visto nevar (a sério, que na fóia aquilo não foi nada) e é tão bonito como eu tinha imaginado :D

pouco depois, as condições meteorológicas fizeram-nos querer descer, mas durante a descida, o tempo ficou bom, assim de repente. parámos o carro à beira da estrada e atiramo-nos à neve mais uma vez!

e depois descemos mais um bocado e tornamos a subir às penhas a ver se já havia condições para seguir um pouco mais à frente..mas não, a coisa lá tava ainda mais complicada e voltamos a descer, debaixo de neve, praticamente sem ver a estrada..valeu-me o carro que ia à minha frente..

nessa tarde, a estrada que dá acesso às penhas foi fechada e só se podia subir com correntes nos pneus. nós não tínhamos. corremos meia covilhã à procura delas e não encontramos umas que servissem para os nossos pneus.... mas isso não quer dizer que tivéssemos arrumado as botas e dado o dia por terminado..não... fomos a manteigas!

estava curiosa em relaçãoo a esta vila, devido à sua localização, e tinha planeado visitar. como o acesso pela serra estava cortado, fomos em redor.
já chegamos lá tarde, por volta as cinco, mas deu para ver que aquilo ali é lindo!

demos umas voltas por lá e depois regressamos à base, que eu já estava cansada e doía-me a cabeça, provavelmente por causa das mudanças bruscas de temperatura.

como o hotel tinha o restaurante fechado, fomos ao hermínia, no fundão, e apanhamos uma barrigada de azeite com bacalhau..ou seria o contrário? loll
mas tava bom :)

depois aterrei na cama e vi finalmente as notícias. parece que a neve andou a causar transtornos um pouco por todo o norte do país. estradas cortadas, povoações isoladas, pessoas apeadas, etc etc...como é que uma coisa tão bela pode ser tão prejudicial? :(

domingo. saímos ainda mais cedo do hotel, mas quando chegamos lá em cima, aquilo já estava cheio de gente. a estrada estava aberta até ao centro de limpeza da neve, e o pessoal começou todo a estacionar. tava uma ventania b-r-u-t-a-l..frio cmó caraças. o cascas estava a marcar -2ºC mas eu suspeito que estava mais frio que isso por causa das rajadas de vento. acho nunca tinha estado exposta a uma temperatura tão baixa. frio, frio, frio. que vale é que a roupa agasalhava bem, o pior era a cara mesmo..é que a dada altura deixei de sentir as bochechas e os lábios :P

tivemos pouco tempo lá, que até os olhos custava a abrir por causa do vento. estava terrivelmente desagradável. pegamos em nós e voltamos às penhas, onde estacionamos, e mais uma vez, fomos curtir a neve. estava montes de gente lá, mas nós não nos limitamos à beira da estrada e fomos dar uma volta, quase até à lagoa, mas andar a passear num sítio onde não se sabe até que ponto a perna se vai enterrar a cada vez que assentamos o pé no chão, ou o que é que vamos encontar, torna-se cansativo, ainda por cima a subir. a neve é MESMO muito fixe, mas cansa muito andar dentro dela!
estivemos por lá até à uma, depois descemos um bocadinho e voltamos a estacionar numa espécie de playground. lá fizemos um boneco de neve, e tivemos a curtir no trenó, até que a fome nos fez descer. subir não, que o trânsito tava complicado..

andar na neve cansa... frosty neve com cola

nesse dia já não voltamos a subir, andamos a passear na base da serra, como no dia anterior.

o jantar foi no alambique de ouro, que pertencia a um hotel a 300m daquele onde estavamos alojados. mas como tava um frio de rachar, fomos de carro.
o restaurante tava a abarrotar de gente e a comida era óptima. comi uma espetada de lulas enorme..pena que era acompanhada de migas e eu detesto migas...puá!

segunda. acordamos, arrumamos a tralha e fizemos check out do hotel. mais uma vez, partimos em direcção à serra. desta vez havia mais estradas abertas, mas a torre continuava fechada. então seguimos rumo a manteigas pelo vale glaciar.

vale

a vista é deslumbrante, as árvores cobertas de neve, o vale gigantesco.. e um cantinho fantástico escondido por entre as montanhas, onde paramos e fomos espreitar.

lost in covão da ametade covão da ametade covão da ametade zêzere covão da ametade

depois continuamos para manteigas. almoçamos por lá, no berne. bem bom! o marido comeu feijoca (prato típico) e eu uma espetada de vitela d-e-l-i-c-i-o-s-a! (yep, sou fã de espetadas!)

e como a estrada para gouveia estava aberta, seguimos caminho. não conhecia o acesso, e deparei-me com uma subida vertiginosa de cerca de 600m, feita de curvas e contra-curvas...perigosa cmò raio! :P



lá em cima, apanhamos um nevoeiro brutal, que durante kms não nos deixou ver nada em redor :(

a ideia era ter acabado o passeio em gouveia se o marido não se tivesse esquecido do kispo no restaurante, em manteigas, e como a volta era demasiado longa, arriscamos a voltar para trás pela mesma estrada. a noite já tinha caído e a dada altura quase que entrei em pânico por causa do medo ao gelo na estrada e por não se ver a ponta dum corno...mas correu tudo bem. quando cheguei a manteigas deitava curvas pelos olhos :P

o ponto alto do dia, foi quando a meio do caminho para gouveia, lá bem no alto e no meio do nada, com um grau negativo, não aguentei mais e tive que verter a cola e meia que tinha bebido ao almoço... ali mesmo, na neve... não.. não congelou! LOL

...e pronto!

ficamos com pena por causa do nevoeiro, que nos impediu de ver uma parte da serra que não conhecíamos, e de não conseguirmos ir às penhas douradas nem a outros sítios que a neve e o gelo impediam o acesso...
os três dias não chegaram, a coisa soube a pouco...e ficou a vontade de voltar e passar a serra a pente fino. com neve, apesar de ser muito bonito, não dá para fazer grandes explorações (pelo menos naquelas condições) mas na primavera logo se vê :)

o cascas. foi muito mal-tratado durante o fim-de-semana, pobre carro...a sério que estou com pena dele...tão novo a ser sujeito a uma tortura daquelas... temperaturas negativas, neve, gelo, estradas apertadas, subidas íngremes, descidas vertiginosas, maior parte do tempo a travar com o motor.. alguns 200km feitos em cima daquelas montanhas..

desde que saímos de casa até voltarmos, foram três dias, ou seja, 72 horas. 23h23m foram passadas ao volante do cascas, num total de 1145 kms. pela primeira vez foi atestado até não caber nem mais uma gota e fez mil e poucos km's com esse depósito, o que não é nada mau!

como se não bastasse a estafa toda, voltou para casa com dois ferimentos de guerra... tem um "vinco novo" numa das portas, e um raspãozito noutra.. sempre pensei que ia ficar absolutamente furiosa quando me tocassem no carro, mas não, sinto-me é culpada, que ninguém me mandou estacionar o carro em espinha, com uma ventania daquelas, que mal se abria uma porta, ela era arrancada pelo vento...enfim...faltas de atenção que nos saem caras :(

mas portou-se à altura das exigências e não nos deixou ficar mal. aliás, teve um desempenho espectacular. é um grande carro, não haja dúvidas!

pa ondé que foi a estrada?? -2 C

o hotel. bom, barato, calmo, instalações porreiras, room service à maneira, perto da covilhã. ia a medo, mas gostei!
não tinha o restaurante aberto, o que nos fez ter que sair para jantar, mas na boa, assim ficamos a conhecer melhor a zona ^^

mais fotos por aqui..

10 comentários

Comentar post

'Le me

tem idade suficiente para ter juízo, embora nem sempre pareça. algarvia desertora, plantou-se algures na capital, e vive há uma eternidade com um gajo que conheceu pelo mIRC.

no início da vida adulta foi possuída pelo espírito da internet e entregou-lhe o corpo a alma de mão beijada. é geek até à raiz do último cabelo e orgulha-se disso.

offline gosta muito de passear por aí, tirar fotografias, ver séries e filmes, e (sempre que a preguiça não a impede) gosta praticar exercício físico.

mantém uma pequena bucket list de coisas que gostava de fazer nos entretantos.

'Le liwl

era uma vez um blog cor-de-rosa que nasceu na manhã de 16 de janeiro, no longínquo ano de 2003, numa altura em que os blogs eram apenas registos pessoais, sem pretensões de coisa alguma. e assim se tem mantido.

muitas são as fases pelas quais tem passado, ao sabor dos humores da sua autora. para os mais curiosos, aqui ficam screenshots das versões anteriores:
#12   #11   #10   #9   #8   #6   #5   #4

seguir nos blogs do SAPO

email: [email protected]

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

'Le Archive

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2005
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2004
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2003
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D