O jantar de ontem...
Abril 21, 2005
Bacalhau Cremoso com Batatinhas (a parte das "batatinhas" foi um toque pessoal meu, já que a receita original não falava nada disso ^^)
Tudo, porque eu ando numa fase de estar doida por queijo derretido...prontos!
Muito simples, (relativamente) muito rápido, e muito bom! De que é que precisamos para esta receita (2 pessoas):
1 posta generosa de bacalhau demolhado
8 batatinhas
1 cebola
2 gemas de ovo
1 colher de azeite
1 pacote de bechamel
margarina
queijo ralado q.b.
salsa q.b.
pimenta q.b.
mistura de ervas q.b
Lavam-se as batatas muito bem, e vão a cozer com pele. Coloca-se o bacalhau a cozer. Pica-se a cebola e a salsa. Depois do bacalhau estar cozido, desfia-se.
Numa frigideira, coloca-se uma colher de azeite e um bocado de margarina e aloura-se a cebola, juntamente com a salsa e o bacalhau desfiado. Tempera-se com pimenta e rectifica-se o sal, se necessário.
Junta-se o bechamel às gemas de ovo e mexe-se.
Num pirex untado, coloca-se metade da mistura do bechamel.
Pegamos nas batatas e pressionamo-las de modo a que elas se abram (ou rachem, como quiserem ^^), e arrumamo-las no pirex. Dentro de cada batata, coloca-se um bocadito de margarina e polvilha-se com a mistura de ervas (usei as Ervas Finas, da Margão).
Depois coloca-se a mistura da cebolas com o bacalhau, e por cima, o restante molho bechamel. Para terminar, polvilha-se com queijo ralado au gosto, e vai ao forno até ficar com um aspecto tostadito (ou talvez não ^^).
Este fim de semana, vou cravar à minha mãe para me ensinar a cozer caracóis, e terça, hum-hum, vou ao Jumbo, que eles já têm lá caracóis do Fransiconde, e faço uma caracoladazorra. Isto são só inovações, pois quando eu era pequenita, se queríamos caracóis, tínhamos que os ir apanhar oh-oh..ou isso ou comprar aos ciganos ^^