Iron Man 3
Abril 25, 2013
(atenção que tem spoilers)
yep, ontem foi noite de nerdgasm colectivo, mas confesso que estava assim à espera de um bocadinho mais..
nada a apontar no departamento de acting*, efeitos especiais e visuais (cada vez mais realistas), cenas de acção, muita pancadaria e destruição, tecnologia futurista e artesanal, robots (agora sim, podem ser chamados de robots sem reservas), o humor do costume, comic relief's e plot twists qb.. mas a história parece uma manta de retalhos, para uma produção daquelas, podia estar um bocadinho melhor amanhada..
o grande tony stark surge desgastado, com ataques de ansiedade agudos e insónias por causa dos deuses de asgard e o ataque dos chitauri - C'MON, srly? o homem tava fresco que nem uma alface quando o avengers terminou, que raio de desculpa mais esfarrapada, aquela.. servir apenas como pretexto para o filme ser mencionado exaustivamente? bah!
neste terceiro filme decidiram focar-se mais no homem e menos no invólucro mecânico. um regresso às origens que o obriga a desenvencilhar-se sem a ajuda de tecnologia de ponta - not as good como no primeiro filme though.. passa o filme todo a levar porrada e a fugir de um lado para o outro, demonstrando que sem o mark não é capaz de dar conta do recado, mas que tem um par de tomates à altura do seu ego.
o vilão principal, mal e porcamente desenvolvido, com motivações coxas - lá porque levou uma tampa do tony no terraço de um edifício na suiça, durante a passagem de ano, isso é motivo credível para tanto ódio? não, não é! fraco, fraquinho, desprovido de carácter e nada convincente..
uma segunda personagem feminina que tinha potencial para criar ali muito estrago, mas cujo papel acabou por arremessado para um canto mal se percebeu o que é que andava ali a fazer. muitíssimo mal explorada.
uma conspiração extremamente exagerada que envolvia ataques terroristas e políticos, e que vai'sa ver, servia apenas de fachada para conter os estragos provocados pelas falhas de uma substancia que estava a ser testada para reparar ferimentos incapacitantes em militares. meh!
de resto, a relação do tony e da pepper, esperava-a um pouco mais desenvolvida. esperava também que a pepper se tivesse enfiado no mark para andar a limpar ao sebo a uns quantos mazões, e não ter tido apenas uns segundos de joy ride.. oh well..
não deixa de ser um bom filme para devorar pipocas, mas podia ser sido um bocadinho mais emocionante, tal como o trailer prometia. o primeiro iron man continua a ser o melhor deles todos :)
* apenas um, o guy pierce.. omg, detesto aquele actor.. makes me sick to my stomach :P