Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lost in wonderland

lost in wonderland

Campismo // material

Junho 08, 2017

há várias coisas que devemos ter em consideração quando vamos comprar o material:

- quantas pessoas vão ocupar a tenda, e se os ocupantes são apenas adultos ou também há crianças

- se vamos acampar com muita frequência, ou no máximo uma dúzia de dias por ano; se vamos acampar apenas durante o verão, ou no ano inteiro; se vamos acampar para zonas frias, ou muito quentes

- se vamos andar com a tralha às costas, é imperativo calcular o peso (mochila incluída). e ter em conta que o material ultra leve e compacto, costuma ser ultra caro :/

- se pensamos transportar a tralha de avião, quanto mais compacto for o equipamento, melhor. as tendas "automáticas" (tipo seconds) são muito práticas, mas também são muito volumosas

a tenda

pavilhão ou compacta? para duas pessoas, uma tenda compacta é suficiente. é perfeitamente possível viver numa tenda pequena durante uma semana ou duas (ou até mais). já uma família com crianças deve optar por uma tenda com dois ou mais "quartos" e espaço suficiente para guardar a tralha toda.

se for apenas para duas pessoas, devemos sempre optar por uma tenda de três lugares, para sobrar espaço para arrumar mochilas e restante material. há quem não se importe de deixar na rua, mas há sempre o risco de levar sumiço.

como existem muitas oscilações de temperatura durante o dia, é importante que a tenda seja bem ventilada, para ter uma boa renovação de ar interior e evitar condensação. deve ser de tecto duplo para garantir melhor resistência à utilização, e aos elementos (sol, chuva, vento).

dicas:

- e se não quisermos acordar muito cedo, o tecido interior da tenda deve ser escuro. há tendas "black out" muito porreiras para quem gosta de ficar na ronha até meio do dia

- tendas "automáticas" são muito apetecíveis, mas certifiquem-se que saem a da loja a saber arrumá-las. já perdi o conto às tendas que o homem tem fechado por esses parques fora. fechar mal a tenda pode danificar (e até mesmo partir) o arco de suporte

- as estacas que costumam vir com as tendas são frágeis. não é má ideia comprar um conjunto de estacas tipo cantoneira, especialmente se pensamos frequentar apenas parques com chão de areia

- martelo para fixar as estacas é daqueles acessórios que tenho mixed feelings em recomendar. o nosso foi usado praí duas ou três vezes. depois deixou de fazer parte da tralha. quando é realmente necessário, uma pedra faz o serviço

- e dica mais preciosa do pacote: AFASTEM-SE das tendas que se vendem em supermercados. não têm qualidade nenhuma.. a tenda deve ser um investimento ponderado, pois é a única barreira entre nós o exterior. uma tenda de média/alta gama pode ser mais cara, mas é feita com materiais mais resistentes, tem melhor qualidade de construção, e dura mais tempo.

colchão

esteira de espuma ou colchão insuflável? depende do gosto/necessidade de cada um. sou apologista que lá por estarmos acampados, não significa que tenhamos que dormir mal. pessoalmente acho que dormir junto ao chão é muito desconfortável, por isso a minha opção vai para os colchões insufláveis. e levo almofadas de espuma comigo. é um dos meus poucos luxos.

existem colchões insufláveis com bomba de ar integrada, que apesar de serem mais caros, poupam a preocupação de levar a bomba.

por falar em bomba.. bombas de ar eléctricas/recarregáveis para encher colchões são uma péssima ideia. não só levam muito tempo, fazem barulho, e podem não ter potência suficiente para encher o colchão totalmente. ainda existe o risco da bateria esgotar-se e/ou não haver electricidade por perto. nada como uma bomba de pé.

para quem tem que carregar com a tralha às costas e o peso é um assunto sério, existem colchões auto-insufláveis, mais finos, mas mais confortáveis que as esteiras.

há ainda quem opte por colchões de espuma tripartidos, mas não sei como são a nível de conforto. nunca foi uma opção que estivesse em cima da mesa porque são demasiado volumosos.

saco-cama

o sacos-cama estão classificados por temperatura conforto, e devem ser escolhidos em função disso. para o nosso clima não é necessário um adequado a temperaturas siberianas. para dormir dentro de uma tenda com roupa interior, 10ºC para cima é mais do que suficiente. abaixo disso (a não ser que seja inverno), preparem-se para suar como se estivessem numa sweat lodge :D

se optarmos por um colchão insuflável para duas pessoas, um saco-cama que abra na totalidade pode servir de edredão. também existem soluções integradas (colchão + edredão + lençol) que podem ser muito interessantes.

obcessem bastante com este trio (tenda / colchão / saco-cama), e não tenham vergonha de experimentar. o material está em exposição nas lojas para isso mesmo.

acessórios

existe uma parafernália de acessórios de campismo: conjuntos de cozinha, geleiras, lanternas, bidões para água, chuveiros solares, sacos de compressão, redes mosquiteiras, toldos, tapetes, camas de rede, mesas, cadeiras, trolleys, etc.. é todo um mundo.. e normalmente é o departamento onde fazemos a maior parte dos gastos desnecessários. antes de comprar, ponderem muito bem se é algo realmente necessário.

não creio que o tapete para a tenda seja algo realmente necessário. toldos, desde que o parque tenha boa sombra, também não. sacos de compressão podem ser úteis (tenho dois, para o edredão e almofadas). tudo o que sejam acessórios para cozinhar e comer, acho que mais vale levar de casa e não gastar dinheiro nisso. um trolley pode ser muito útil a quem prefere deixar o carro fora do parque, para não ter que andar a acartar com o material às costas.

se consideram pedir electricidade, não se esqueçam de levar uma extensão. os parques não as fornecem.

nos mínimos olímpicos, eis as coisas que devem fazer parte do kit básico de campismo:

- pequeno candeeiro de LEDs
- uma barra de sabão
- uma corda e meia dúzia de molas
- um pano de limpeza (dá muito jeito para limpar a tenda quando somos bombardeados por pássaros com diarreia)
- toalhitas desinfectantes, toalhitas de bebé, e papel-higiénico
- ficha tripla / extensão
- canivete multifunções
- medicamentos (analgésicos, queimaduras solares, repelente de insectos, etc)
- tampões para os ouvidos
- (opcional) uma pequena vassoura com pá, para apanhar a areia e os pastos que vão acumulando na tenda.

refeições

preparar as refeições durante o campismo exige uma *certa* logística, que nós desistimos muito cedo. o tempo que se perde, as limitações, mais os custos do material e a carga extra, mais vale ir ao restaurante do parque.

mas se quisermos mesmo, mesmo cozinhar no campismo,

existem fogões a gás portáteis muito práticos. em alternativa, os parques costumam ter zonas de churrasco (e com sorte mesas de refeição por perto). basta levar um saco de carvão, fósforos e uma grelha. os parques costumam ter zonas com lava-loiças, que também são úteis para preparar a comida.

não esquecer a especiarias básicas (sal, pimenta, azeite, vinagre, etc), tacho(s), pratos, talheres, copos, chávenas, rolo de cozinha, detergente e esfregão. levar sempre o máximo de casa, os mini-mercados que existem nos parques cobrem as necessidades básicas, mas os preços costumam estar *bastante* inflacionados.

vamos também precisar de uma geleira que mantenha os alimentos e bebidas minimamente frescos. usar icepacks pode ser uma solução, mas manter os icepacks gelados no campismo nem sempre é fácil.. em alternativa, comprar um saco de gelo e despejar lá dentro, ou dividi-lo em saquinhos para não encher a geleira com água.

não falei em mesa e bancos, porque há quem não se importe de comer no chão, numa toalha de piquenique. ou com um bocadinho de sorte, o parque tem mesas para o efeito.

...next, parques!

6 comentários

Comentar post

'Le me

tem idade suficiente para ter juízo, embora nem sempre pareça. algarvia desertora, plantou-se algures na capital, e vive há uma eternidade com um gajo que conheceu pelo mIRC.

no início da vida adulta foi possuída pelo espírito da internet e entregou-lhe o corpo a alma de mão beijada. é geek até à raiz do último cabelo e orgulha-se disso.

offline gosta muito de passear por aí, tirar fotografias, ver séries e filmes, e (sempre que a preguiça não a impede) gosta praticar exercício físico.

mantém uma pequena bucket list de coisas que gostava de fazer nos entretantos.

'Le liwl

era uma vez um blog cor-de-rosa que nasceu na manhã de 16 de janeiro, no longínquo ano de 2003, numa altura em que os blogs eram apenas registos pessoais, sem pretensões de coisa alguma. e assim se tem mantido.

muitas são as fases pelas quais tem passado, ao sabor dos humores da sua autora. para os mais curiosos, aqui ficam screenshots das versões anteriores:
#12   #11   #10   #9   #8   #6   #5   #4

seguir nos blogs do SAPO

email: [email protected]

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

'Le Archive

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2005
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2004
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2003
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D