Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lost in wonderland

lost in wonderland

Efeitos secundários do tamoxifeno II

Setembro 25, 2019

ponto de situação: ainda não entrei na menopausa, mas porque tomo tamoxifeno, é como se lá estivesse1. então, tenho o melhor dos dois mundos - os agradáveis (NOT!!!) sintomas da menopausa, e a visita mensal daquela senhora de vermelho, que se via nos anúncios de pensos higiénicos há uns anos. muito fixe.. só que não!

nada nem ninguém me preparou para esta treta.. tem sido uma autêntica aventura de auto descoberta. o copo meio cheio, é que paro a terapia aos 43, e quando a menopausa a sério chegar, já sei exactamente com o que contar (vou só ali enrolar-me num canto em posição fetal, chorar um bocadinho enquanto deixo esta realização assentar) muhahahaha

permitam-me só mais um desabafo, antes de continuar com o tema do post… a sério que passamos 30 anos a verter sangue pelas partes baixas uma semana por cada mês, para a seguir dar nisto, durante sabe-se lá quanto tempo? em que cu tinha a natureza a cabeça enfiada, para achar que isto era uma boa ideia?? 😡

ok, tão bora lá saber é que eu tenho lidado com esta história (e é provavel que exista algum TMI, you've been warned lol)!

ondas de calor (ou afrontamentos)

não tem nada que saber, nem tenho grandes stresses com isto. visto-me com roupa larga, para andar arejada, e por camadas. quando le wild hot flash appears, começo logo a largar roupa. se estiver em casa, dispo-me toda, abro as janelas, molho-me ou tomo banho com água morna, o que for preciso. duram cerca de 5 minutos, e acontecem várias vezes ao dia.

suores noturnos

consigo contar pelos dedos de uma mão, as vezes que não acordei toda suada no último ano. é mais chato durante o inverno, porque durmo vestida e acordo sempre com a roupa encharcada, e colada ao corpo. como se isso não fosse desagradável o suficiente, suar muito tem aquele detalhe do (mau) odor corporal... e não sei quando a vocês, mas... eu não sou fã do meu odor corporal, o meu nariz considera-o bastante ofensivo. o homem diz que é só impressão minha, mas eu acho que ele está a desdramatizar a coisa. às vezes tomo banho antes de me deitar, e mesmo usando um gel de duche anti-bacteriano, é o mesmo que nada. na manhã seguinte, parece que estive o dia todo a assentar tijolos debaixo de sol. enfim...

se antes uma t-shirt aguentava umas 4 ou 5 noites, agora chegaram a ser duas por noite. calças de pijama ainda duravam mais, e agora é um par lavado todas as noites. roupa da cama, nem uma semana aguenta. não é nada ecológica, a história da menopausa..

como acordar com a roupa ensopada em suor e a mandar pivete não é fixe, fui à procura e soluções. tipo, pijamas para senhoras na menopausa. não há grande oferta, e o que encontro é caro e difícil de comprar (não acredito que não exista mercado para este tipo de produtos, cacete!)... mas era um dado assente que tinha que largar o algodão, então fui à procura de alternativas. 

depois de uma experiência um bocado falhada com umas t-shirts em viscose da HM, trouxe um par de t-shirts airism de gajo da uniqlo para experimentar, e gostei bastante delas. são ultra leves, absorvem o suor da pele, são anti-odor, secam muito rápido, e são baratas. até posso acordar toda suada, mas ao menos não estou desconfortável. também experimentei uma em lã de merino, que consegui encontrar na decathlon, mas o tecido não é o mais macio. uma t-shirt em lã de merino de qualidade decente custa os olhos da cara.. mas se for tão boa como dizem, caguei pró preço!

no inverno passado usei dois edredões de verão na cama, para não morrer de calor, nem de frio. o próximo provavelmente vai ser igual. durante o verão, costumava usar um edredão (fresco, claro), mas tive que o tirar da cama, e ficou só o lençol de cima. porque ter o "termostato desregulado"2, significa que pode estar um calor do caraças, mas eu sinto frio e enrolo-me toda durante o sono, e depois farto-me de suar. o homem tava sempre a gozar comigo. uma destas manhãs disse-me,

"tás toda enrolada no edredão, pareces um tampão!"

anos… anos de dedicação...

infelizmente ainda não encontrei solução para a roupa da cama, e dormir enrolada em lençóis húmidos é tudo menos confortável. o ideal seria um edredão que tivesse uma boa regulação térmica, para mim nem suar sequer.. mas não sei se tal coisa existe, e não me apetece a andar a gastar guito em experiências falhadas. o mesmo aplica-se aos lençóis. mas estou tentada a experimentar lençóis de bambu. a ver vamos.. é provável que volte a este tema mais tarde.

peso, retenção de líquidos e fadiga

com a quantidade de água que passei a beber, não admira que ande com retenção de líquidos (kidding, eu sei que não tem nada a ver!!)...

eu como muito pouco, por isso, das duas uma.. ou a balança tá avariada, ou a retenção de líquidos é mesmo uma cadela. a sério, tenho 2kg a flutuar há meses.. e celulite a começar a dar o seu ar de graça, humpf!

também pode ser simplesmente o metabolismo que desacelerou, e altera o funcionamento normal das coisas. praticar exercício físico é um mandamento que estou sempre, sempre, sempre a ouvir da minha médica. e eu, que já tinha assim uma *certa* preguiça para fazer exercício físico, sinto que a vontade de fazer exercício também desacelerou.. deve ser porque tenho menos energia. a única coisa a fazer, é combater a leseira (se ao menos fosse tão fácil fazê-lo como é dizê-lo...)

manifestações cutâneas

fazer depilação com cera roll-on tornou-se insuportável, parece que me estão a queimar com um ferro em brasa. e nisto tenho 100% de certeza no que digo: no fim-de-semana antes da cirurgia, fui a uma esteticista nova e adorei o serviço. tanto, que voltei lá de segunda vez, e continuava impecável. entra o tamoxifeno, e à terceira vez já não correu tão bem, foi um *bocado* doloroso. a quarta vez foi uma sessão de tortura.. e era sempre a mesma pessoa, a mesma máquina, e a mesma cera.. a seguir experimentei fazer em casa, com o equipamento que usei durante 10 anos, com o mesmo resultado doloroso... mas como o pêlo também ficou mais ralo e preguiçoso, comprei uma máquina de depilar e estou satisfeitíssima com ela. problema resolvido!

para as coceiras, creme anti-prurido tem evitado que eu esgravate as pernas e os braços até ficar em carne viva. tenho usado da la-roche posay (este e este) e da uriage, e tenho bons resultados com ambos. aplico, e passou!

dores de cabeça

porque desconfio que se devem à tensão muscular, tento fazer libertação miofascial3 nos músculos trapézios, com o equipamento de tortura (rolos de espuma e bolas com bicos) do homem. se a dor continuar a melgar, ponto um saco de gelo em cima da cabeça. se não for suficiente.. benuron prá carola!

diria que é neste departamento onde a prática de yoga traz mais benefícios, porque ajuda a manter os músculos relaxados, e o corpo menos tenso.

perturbações no sistema genito-urinário

lube (lots of it)
, gel para higiene intima, cenas em cápsulas e pipetas de tomar por baixo, e o salva-slip certo, atenuam grande parte dos problemas. o melhor mesmo é meter le ginecologista ao barulho. não se acanhem, não escondam nada, perguntem tudo!!! 

[ quem quiser aprofundar o tema, este guia (inglês) é bastante informativo ]

perturbações gastrointestinais

se duas ou três horas após o jantar começar a sentir-me enfartada, começo a dar-lhe na água com gás (os litros de água com gás que se consome nesta casa agora), e se der para isso, vou dar uma volta ao quarteirão, como a médica me mandou. se não for o suficiente para meter o estômago a mexer, recorro à medicação SOS que obriga o sacana a fazer o que é suposto.

descobri que dormir de lado, sobre o meu lado direito, minimiza o desconforto no estômago.

quando ao problema da "canalização", cheguei à conclusão que fruta funciona melhor que cereais de farelo desenxabidos. especialmente kiwi.. acontece que eu não gosto de kiwi (dá-me vómitos, a sério).. então faço salada de fruta, assim passa despercebido.

resumindo e concluindo: podia ser pior.. muito pior. existem várias formas de dar a volta aos stresses provocados pelos efeitos secundários. o importante é fazer tudo o que tá ao nosso alcance para não deixar afectem a nossa qualidade de vida. de resto, keep calm and carry on with tamoxifen!

porque não me compete a mim (que não tenho formação na área) dar dicas sobre como lidar com problemas médicos, aqui fica um artigo (inglês) que faz um óptimo trabalho a explicar como gerir os sintomas da menopausa.


 

1 o tamoxifeno não causa menopausa precoce, mas pode provocar sintomas associados a ela. ler mais sobre os sintomas da menopausa no tratamento do cancro da mama aqui (inglês).

o tamoxifeno também não afecta a fertilidade (pode inclusive, estimula-la), e quem ainda não está na menopausa, pode engravidar - algo totalmente desaconselhado durante a terapia, devido ao risco de malformações fetais. ler mais sobre fertilidade e gravidez durante os tratamentos aqui (inglês)

2 ter o "termoestato desregulado" é uma forma engrassada de dizer que o hipotálamo, que entre muitas outras funções, controla a temperatura corporal, sofreu uma perturbação qualquer, provavelmente devido às flutuações nos níveis hormonais em circulação. aprofundar o tema aqui (inglês)
 
3 libertação miofascial (mio: músculo / fascial: fáscia (tecido conectivo) é o nome do tecido conectivo que envolve os os músculos) uma técnica de massagem utilizada em fisioterapia, que ajuda a relaxar os músculos contraídos. ler mais sobre libertação miofascial aqui (inglês)

7 comentários

Comentar post

'Le me

tem idade suficiente para ter juízo, embora nem sempre pareça. algarvia desertora, plantou-se algures na capital, e vive há uma eternidade com um gajo que conheceu pelo mIRC.

no início da vida adulta foi possuída pelo espírito da internet e entregou-lhe o corpo a alma de mão beijada. é geek até à raiz do último cabelo e orgulha-se disso.

offline gosta muito de passear por aí, tirar fotografias, ver séries e filmes, e (sempre que a preguiça não a impede) gosta praticar exercício físico.

mantém uma pequena bucket list de coisas que gostava de fazer nos entretantos.

'Le liwl

era uma vez um blog cor-de-rosa que nasceu na manhã de 16 de janeiro, no longínquo ano de 2003, numa altura em que os blogs eram apenas registos pessoais, sem pretensões de coisa alguma. e assim se tem mantido.

muitas são as fases pelas quais tem passado, ao sabor dos humores da sua autora. para os mais curiosos, aqui ficam screenshots das versões anteriores:
#12   #11   #10   #9   #8   #6   #5   #4

seguir nos blogs do SAPO

email: [email protected]

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

'Le Archive

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2006
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2005
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2004
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2003
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D