Os culpados
Maio 22, 2019
torna-se numa obsessão encontrar os culpados, especialmente quando os nossos factores de risco são mínimos,
mas.. mas.. mas.. sou "jovem" (cof cof), tenho sido sempre saudável, é raro ficar doente (a não ser da cabeça muahhaha), tenho o peso, massa gorda e imc normais, não fumo, não bebo álcool, faço uma alimentação variada e que considero saudável, pratico exercício físico, sem ser do sol e dos monitores dos pcs, nunca levei com radiação no peito, e tenho 0 casos de cancro (seja ele qual for) na família directa... ok, tomei a pílula uma porrada de anos, e não tive filhos ou amamentei.. mas é SÓ ISSO!!!
uma pessoa fica furiosa com o próprio corpo, claro que fica! seu grandessíssimo camelo, trato tão bem de ti.. as batatas fritas, os donuts e os palmiers que sacrifiquei.. as horas que perco a malhar no ginásio quando podia estar muito bem esticada ao comprido no sofá a ver séries.. e é isto que recebo em troca??
a triste realidade é que,
“60-70% of people with breast cancer have no connection to these risk factors at all, and other people with risk factors will never develop cancer.”
seriam os produtos de higiene pessoal? os ingredientes impronunciáveis dos shampoos, dos cremes, dos anti-transpirantes? seria de anos e anos a beber água engarrafada em garrafas de plástico? seria cozinhar a comida em panelas anti-aderentes? seria da pílula (que pelos vistos era das piorzinhas)? seria do cheiro plásticos do material de campismo, ou do carro ao sol? seria do wi-fi? das torres dos telemóveis? seria de usar soutien com armação?
seria....? seriam...? seria...?
a mente não pára, e é um exercício francamente inútil porque ninguém sabe ao certo porque é que aquilo aparece... temos a qualquer momento, gaziliões de células no corpo a dividirem-se de forma ordenada e controlada. só que por vezes, podem ocorrer alterações no código genético da célula durante a sua divisão, e a célula resultante ficar "avariada". ainda tem que dar muitas voltas (tipo aprender a camuflar-se das defesas do corpo), para conseguir instalar-se confortavelmente a fazer a sua vidinha, e criar uma situação potencialmente complicada.. ou então não, e até pode nunca vir a dar chatices. se existe uma situação onde ter "sorte" ou "azar" se aplica, é nesta..
também já me disseram que, julga-se existir uma relação entre o cancro da mama e um período de stress emocional muito intenso, como a morte de alguém que nos é muito próximo, um divórcio, um despedimento, uma daquelas situações que nos deitam abaixo...
eu não acredito em bruxas, mas de facto, desde o início do ano que o universo não me dava descanso. foi um período mais complicado de trabalho, foi o carro, foi o gato adoeceu, foi o falecimento inesperado de um familiar, eu que aterrei, o homem que aterrou... andava à 5 meses em permanente estado de stress e ansiedade, com picos bem tramados... claro que pensando bem, se assim fosse, todàgente à face da terra andava à batatada com o cancro [e os estudos que têm sido feitos ainda não conseguiram provar a ligação].
[por enquanto] não se sabe. não vale a pena gastar energia atrás de suspeitos onde enfiar as culpas. essa energia é preciosa para os meses de tratamentos que se seguem.
e porque não quero causar pânico com os meus receios infundados,
ingredientes dos produtos de higiene e beleza
embora a sua associação ao cancro ainda não seja clara, alguns químicos utilizados neste tipo de produtos causam desregulação endócrina, que pode interferir com o nosso sistema hormonal.
a industria está bastante regulada no que respeita à utilização destes químicos, para que as marcas não ultrapassem as quantidades determinadas seguras. mas mesmo em pequenas doses, o uso continuado dessas substancias causa alguma preocupação. aprofundar o tema aqui e aqui (inglês)
o EWG’s skin deep e o INCIdecoder são duas bases de dados onde podemos consultar os ingredientes que compõem os produtos de higiene e beleza que usamos.
anti-transpirantes que contenham alumínio
os estudos que têm vindo a ser feitos sobre este tema não conseguem demonstrar a relação entre o uso destes produtos e o risco aumentado de cancro da mama. aprofundar o tema aqui (inglês)
água engarrafada em garrafas de plástico
existem estudos demonstram que os químicos presentes nos recipientes de plástico podem passar para o seu conteúdo, mas são em quantidades muito pequenas, e geralmente consideradas seguras. apesar da controvérsia, ainda não existe evidencia clara que utilizar recipientes em plástico cause cancro. até porque os BPAs estão por toda à parte e é muito difícil evitarmos contacto com a substancia. aprofundar o tema aqui (inglês)
contraceptivos hormonais
aqui a porca torce o rabo..está provado que a utilização da pílula combinada aumenta o risco das mulheres desenvolverem cancro da mama e cervical. aprofundar o tema aqui e aqui (inglês)
cozinhar em panelas anti-aderentes
apesar de se considerar que a exposição às substancias anti-aderentes não é muito significativa, ainda se está a tentar perceber o seu impacto na saúde humana. aprofundar o tema aqui (inglês)
cheiro forte a plástico ( carro ao sol, material de campismo)
pois.. parece que andar a sinfar o benzeno não é uma coisa lá muito aconselhável. aprofundar o tema aqui e aqui (inglês)
rede celular e wi-fi
têm-se feito muitos estudos científicos, mas até à data não existem provas em concreto. aprofundar o tema aqui , aqui, e aqui (inglês)
usar soutien com armação
não existe evidencia cientifica que o prove. ler mais (inglês)
resumindo, when in doubt, throw it out!