Sardenha // Lisboa — Barcelona
Novembro 15, 2023
não me apeteceu fazer planos para as férias. já tinha os pontos marcados no mapa, era só comprar os bilhetes do ferry com uns dias antes da partida, e ter em mente que algumas praias têm entrada limitada e era preciso fazer a reserva com antecedência. tinha tudo para correr bem 😆
tão a uma semana da data decidida, lá tratei de comprar os bilhetes para o ferry.
durante o processo descobri que precisava de autorização para circular com o carro na zona de baixas emissões (ZBE) de barcelona, e que podia ser multada se não a tivesse, carro estrangeiro ou não. por azar, o acesso para o porto já faz parte da ZBE. lá fiz a inscrição e rezei que tivesse autorização a tempo.
com este passo dado a realidade desceu em mim, e comecei a preparar-me psicologicamente para atravessar espanha (não, o homem ainda não lhe apeteceu a tirar a carta). não é que não tivesse coragem para conduzir tudo duma assentada (com paragens, óbviamente), mas seria mais sensato dividir a viagem em duas etapas. sair de lisboa a meio da tarde do dia anterior, dormir nos arredores de madrid ou ciudad real, e retomar a estrada na manhã seguinte.
dois dias antes, enquanto esperava que abrisse a reserva para uma das praias que queria MESMO ir, e só iria ter 750 entradas disponíveis, fiz contas aos dias que tínhamos e aos sítios que tinha no mapa, e acabei por engendrar um roteiro muito básico,
nas zonas com alta concentração de POIs, seria de ficar duas ou três noites. numa dessas zonas por acaso havia um parque de campismo com uma localização brutal, então decidi logo reservar um spot, para não arriscar chegar lá e não ter vaga. a reserva tinha várias opções pouco habituais em parques de campismo, tipo casas de banho privadas, e frigoríficos. casa de banho privada dispenso, mas frigorífico é capaz de ser uma boa ideia. e adicionei lol
também me ocorreu que se calhar a viagem de ferry seria mais confortável se reservasse um camarote, para estaremos mais à vontade, poder tomar banho, lavar o dentes, mandar o nº2 na paz do senhor, e tal... e ainda bem que fiz isso, porque entretanto descobri que assim que o ferry parte, o acesso às garagens é vedado. fiquei com a sensação que me desviei de uma bala, porque posso ter considerado em ir dormir para o carro 😆
entretanto bateu as 7 da manhã, as reservas para a praia de la pelosa abriram, e eu assegurei dois bilhetes para dali a 2 dias!
45 minutos depois, já não haviam lugares disponíveis. há poizé!
como de costume, deixamos tudo para a última da hora, e no domingo, em vez de sairmos de lisboa às 4 ou 5 da tarde, eram 9 da noite quando finalmente nos metemos a caminho de espanha (e já não foi mau lol)
ali a passar por estremoz decidimos seguir por ciudad real em vez de madrid, e o homem sacou do telemóvel e marcou hotel, com chegada prevista para as 2 da manhã.
não contamos foi com uma paragem obrigatória, que por acaso até demorou um bocadinho, para abastecer o carro e o estômago, e esticar as pernas e fazer um xixizinho. e também com a hora que se perde mal se põe os cotos em espanha…. que é como quem diz, chegamos ao hotel às 4 da manhã LOL
btw, não fiquei com grande impressão de ciudad real. tipo, o parque de estacionamento exterior do hotel estava vedado com arame farpado, tinha câmaras de vigilância, e controlo de acesso... dá assim a sensação que a malta ali práquelas bandas deve ser um bocado hardcore... mas bom, não correu nada de mal com a estadia.
na manhã seguinte, depois de um pequeno-almoço bem aviado, seguimos a todo o vapor para valência. òzanos que quero vistar esta cidade, infelizmente não havia tempo para sightseeing. apenas uma paragem muito rápida num centro comercial à beira da auto-estrada para almoçar, abastecer novamente, e seguir caminho, que tínhamos que estar em barcelona às 19h30, desse por onde desse.
não me custou nada atravessar espanha nem achei a viagem chata. em algumas zonas, a paisagem é um bocado parecida à nossa, mas demora 3x mais tempo a atravessar. noutras, é bem mais interessante e bonita. pelo menos não parece ter tantos eucaliptos.
quanto mais nos aproximávamos de barcelona, mais vermelho ficava o mapa. que ideia de merda, apanhar o ferry a uma segunda-feira, em plena hora de ponta, numa das cidades mais movimentadas da península ibérica. foi por uma unha negra, mas as sete e meia estávamos no porto de barcelona, a fazer o check in.
btw, a autorização para circular em barcelona não chegou a tempo, mas pela zona que cheguei ao porto, não me pareceu que houvesse grande problema.
às nove e meia da noite, a sirene do ferry anunciava finalmente a partida para a terra prometida, e o inicio de uma experiência inacreditável... de terceiro mundo.
mas isso fica para outro post que este já vai loooooongo!
continua →